Pontos Turísticos
A Capital da Fé, Aparecida SP, abriga o maior templo católico do país. Além do Santuário Nacional, conheça outros pontos turísticos de nossa querida cidade.
Se você vai visitar Aparecida e deseja aproveitar o máximo a viagem, vamos mostrar os pontos turísticos em Aparecida para você incluir em sua rota.
É importante destacar que se você vai passar poucos dias na cidade, o ideal é que acorde bem cedo. A partir das 5 horas da manhã os comerciantes já estão montando as barraquinhas e preparando o café da manhã para receber os turistas. Então, acorde bem cedo para aproveitar o dia.
Monumento de Nossa Senhora de Fátima
O Santuário Nacional de Aparecida inaugurou o Monumento Fátima dentro da iniciativa conjunta dos jubileus comemorativos de 300 anos de Aparecida (Brasil) e 100 anos de Fátima (Portugal) em 2017.
Em 17 de maio de 2014, a imagem de Nossa Senhora de Fátima chegou ao Santuário Nacional, levada em procissão luminosa desde a Basílica Velha.
Mirante da Torre da Basílica
O Mirante da Torre, que fica no 18º andar da Torre Brasília, é um locais preferidos pelos visitantes para fotografias.
Do local, que possui 324 metros quadrados, é possível observar grande parte do Vale do Paraíba, bem como oferece visão privilegiada do Rio Paraíba e da Rodovia Presidente Dutra que corta a cidade de Aparecida.
O espaço foi reformado e reinaugurado em outubro de 2008, contanto agora com ar-condicionado central e painéis pintados em aquarela. Esses painéis mostram em uma linha do tempo, a história da cidade de Aparecida e um panorama do crescimento do maior Santuário Mariano do Mundo: o Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida.
Graças à reforma, a Torre Brasília também comporta agora o elevador até o 18º andar, permitindo todo acesso dos visitantes ao local, o que antes só era possível através da subida de quatro lances de escada.
A Torre Brasília foi doada pelo Presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira e mede 109 metros de altura, incluindo a cruz. Utilizou cerca de 400 sacas de cimento em sua base e tem 669 metros de altura em relação ao nível do mar.
Mirante das Pedras
Localiza-se no caminho do Porto Itaguaçu, o local possibilita a contemplação da várzea onde corre o Rio Paraíba e a Serra da Mantiqueira. O local tem como atração principal a imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, medindo 1,80 m de altura.
Memorial dos Construtores
O "Memorial aos Construtores" foi inaugurado no Santuário Nacional de Aparecida, como forma de homenagear 2.356 pessoas que colaboraram com os trabalhos na Casa da Padroeira do Brasil por mais de 20 anos.
Aparecida inaugura memorial em honra aos colaboradores do Santuário Nacional.jpg
Ao todo, foram homenageados diversas autoridades eclesiásticas e administradores do Santuário Nacional, além de sacerdotes, engenheiros e demais colaboradores com mais de duas décadas à serviço da Mãe Aparecida. Muitos deles, inclusive, foram os primeiros colaboradores da Família Campanha dos Devotos.
Entre os destaques no monumento estão o Arquiteto Benedito Calixto de Jesus Neto, responsável pela arquitetura e início da construção do Santuário, em 1955, e o Artista Sacro Claudio Pastro, falecido em outubro deste ano e que assina a concepção artística de vários projetos da Basílica.
Localizado à frente da Basílica Nova, no Jardim Norte, o monumento se constitui em um dos marcos do Ano Jubilar em comemoração aos 300 anos do encontro da Imagem de Aparecida nas águas do rio Paraíba do Sul.
O ecônomo do Santuário Nacional, Padre Daniel Antônio da Silva, explicou que a homenagem foi uma forma que a instituição encontrou para eternizar aqueles que contribuíram na construção do maior Santuário Mariano do mundo.
"Estamos comemorando este Ano Jubilar dos 300 anos do encontro da Imagem de Nossa Senhora Aparecida e nesse tempo de celebração nós temos deixado marcos. Um desses marcos será o 'Memorial aos Construtores'. É uma justa homenagem aos construtores dessa Basílica que já completa 61 anos do início de sua construção", disse o presbítero ao portal A12.
Anteriormente, o espaço onde agora se encontra o memorial abrigava o obelisco no qual estava exposta Nossa Senhora da Assunção, que foi a primeira imagem a vir para o terreno do Santuário no início de sua construção, em 1955.
Com a reestruturação, a imagem ganhou um novo obelisco de 12 metros de altura, revestido com granito preto.
Os nomes homenageados estão visíveis em 96 placas de bronze, localizadas no gradil ao redor do "Memorial aos Construtores". (LMI)
Circuito de Visitação à Cúpula
A Cúpula foi inaugurada 11 de outubro de 2017, na celebração da Coroação Solene. A obra está localizada sobre o Altar Central, a 72 metros do chão.
Na visita ao espaço, os devotos podem visitar e conhecer de perto todos os detalhes da Cúpula Central, assim como entender por meio de uma série de 52 painéis, a simbologia dessa obra e todo o processo de construção e finalização dessa grande coroa do Santuário de Aparecida, idealizada pelo artista sacro Cláudio Pastro, falecido em outubro de 2016.
Outro destaque desse espaço é a exposição dos 300 anos, destacando os principais acontecimentos dessa grande celebração, como os mantos usados durante as visitas jubilares de Nossa Senhora Aparecida nos estados brasileiros, o carimbo comemorativo, os frascos com as terras de todas as capitais, os frascos de água dos principais rios do Brasil, o selo comemorativo, informações sobre os monumentos do tricentenário, memorial dos construtores e o campanário, os paramentos litúrgicos usados nas celebrações especiais dos 300 anos, as medalhas comemorativas e ainda, o manto usado na imagem de nossa Senhora Aparecida no dia 12 de outubro e uma réplica da coroa jubilar, onde o devoto poderá ver de perto todos os detalhes desse presente que contém um pouco de todos os brasileiros. Cerca de 100 objetos estão em exposição nesse espaço.
Capela da Ressurreição
A Capela Ressurreição foi inaugurada em novembro de 2007. É um local dedicado à oração e reflexão, que fica na Esplanada João Paulo II, no fim da colunata externa.
Abriga os restos mortais dos Bispos e Arcebispos de Aparecida, Dom Carlos Carmelo de Vasconcelos Motta, Dom Antônio Ferreira de Macedo e Dom Geraldo Maria de Moraes Penido, além do Memorial dos Devotos, um memorial virtual que relembra todos os colaboradores da Campanha dos Devotos que já se foram para a Casa do Pai.